Falhas no controle antidoping da Rio-2016 causam desconforto na IAAF
MatériaMais Notícias
da luck: O relatório daAgência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), divulgado na última quinta-feira e que contém inúmeras críticas ao controle antidoping realizado na Olimpíada Rio-2016, já repercutiu naAssociação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).
Apesar de ainda não ter lido as 55 páginas que apontam graves falhas nalogística de coleta de amostras antidopagem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, o presidente da IAAF, Sebastian Coe, criticou alguns problemas citados no relatório, como por exemplo os atletas selecionados para os testes classificados como “não encontrado”. Apesar disso, acredita ser importante vê-los divulgados.
– O que posso dizer é que me congratulo com relatórios como este, às vezes a sua leitura é desconfortável, mas é fundamental que este tipo de observações sejam feitas – afirmou em reunião da Associação de Atletismo da Ásia, noQatar.
Sebastian Coe recebeu apoio para alterarregulamentos de doping que a IAAF deve analisar em dezembro. O presidente acredita que os testes devem ser realizados de forma independente das organizações dos eventos.
– Eu acredito que o lugar em que falhamos é na gestão de resultados. Isso tudo normalmente tem interesses nacionais envolvidos – comentou.
Coe adicionou que não se preocupa com os direitos de atletas trapaceiros.
– Nós não podemos sobreviver como um esporte a não ser que atletas limpos sintam que têm a força de uma federação por trás de seus legítimos esforços para serem os melhores que puderem – completou.
continua após a publicidadeRelacionadasMais EsportesComissão da Wada vê falhas ‘graves’ em operação antidoping da Rio-2016Mais Esportes27/10/2016Mais EsportesSeleção Brasileira de futsal convoca novo goleiroMais Esportes28/10/2016Mais EsportesLaguna Olímpico: Monocultura esportiva no Brasil segue firmeMais Esportes27/10/2016